Home

Luiza Brunet na foto da revista Época tirada por Felipe Hellmeister

 Luiza Brunet na matéria da revista Época, foto de Felipe Hellmeister

 

Talvez tudo tenha começado com aquela campanha da Dove pela Real Beleza, lembram? Bem que andávamos cheias de nós mesmas, de nossos corpos, de nos vermos refletidas nas imagens perfeitas de mulheres perfeitas a golpes de photoshop. O vídeo, mostrando a transformação da modelo graças aos mágicos poderes da edição digital de imagens, era feito sob medida tanto para indignar quanto para aumentar nossa autoestima de mulheres de muitas carnes e ossos imperfeitos, do tipo que apenas espia do lado de cá das telas e sonha com a atriz da novela, a top model magérrima, a celebridade de sorriso congelado.

 

Gostávamos de nos ver cheinhas, engraçadas, nos outdoors espalhados pela cidade; E até hoje tenho especial afeição por essa marca, Dove.  Que pena, passou, pensamos, que nada, a idéia apenas germinava…

 

Em abril a revista Elle francesa desafiou essa cultura do photoshop com uma mega reportagem Stars sans Fard, “estrelas sem maquiagem”, que em francês, dá rima e provocação…

 

Monica Belluci, Eva Herzigova, Charlotte Rampling e a musa dos anos 80 de Chanel, Inès de la Fressange, foram algumas das mulheres famosas e belíssimas que toparam o desafio de posar sem maquiagem e sem retoques para a revista francesa.

O autor do ensaio e arauto da causa “mulheres de verdade com menos retoques” foi Peter Lindbergh, considerado um dos maiores e mais importantes fotógrafos de moda, um mestre do glamour, famoso por já ter clicado todas as top desde os anos 80 e, mais ainda, por extrair de cada uma delas uma imagem de “desconcertante honestidade” . “O retoque excessivo”, diz ele numa entrevista ao NYTimes, “não deveria ser a ferramenta utilizada para representar as mulheres neste início de século”.

 

A idéia se espalhou, os blogs ajudaram a ridicularizar os excessos e garimparam a web em busca de imagens que pudessem ser colocadas lado a lado para ilustrar o óbvio: essas mulheres-bonecas longe do photoshop são iguais a você ou a mim, mulheres de verdade, com olheiras, rugas e celulites.

 

E, agora, a revista Época lança esta semana a versão brasileira da reportagem da Elle. Isabeli Fontana, Raquel Zimmermann, Raica de Oliveira, Marcelle Bittar e Luiza Brunet foram as modelos que, cansadas talvez de não se reconhecer nas fotos, concordaram em posar para as lentes de Felipe Hellmeister sem retoques, de cara limpa: imperfeitas e deslumbrantes!

 

De todas, Luiza Brunet chama a atenção: “tenho 47 anos” ela conta para a revista, “sempre peço para os fotógrafos não me deixarem com o corpo de uma menina de 20”. Uma ousadia num mundo onde envelhecer sem intervenções é cada vez mais raro. E, como a gente vê na foto, um belo rosto de mulher de formas essas sim perfeitas e sorriso de vida bem vivida marcado nos cantos da boca…

 

A reportagem da Época 

 

O blog da Agnes é um dos que compilaram exemplos de fotos retocadas confrontadas com a “imagem real, nua e crua”. Aqui as fotos são da atriz Suzana Vieira

 

O depoimento da diretora de redação da Elle Francesa, Valérie Toranian, sobre a produção da reportagem

 

O corpo das celebridades femininas e mais fotos no blog de Lígia Lana

 

Podem rever o vídeo da campanha Real Beleza aqui no You Tube

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s