Home


Tatuagem Viva, de Claire Jean

 

A Clairejean007 do Flickr é francesa, mora em São Paulo e é fotógrafa, claro. Não que tenha sido sempre fotógrafa, mas foi se tornando: “Para mim fotografar é uma terapia, ela diz, comecei depois de ter me separado do meu marido, foi minha maneira de lidar com a depressão”. E gosta de fotografar “tudo”, é sua forma de “não ser boa com palavras”, transformar o mundo em imagens e emprestar-lhes emoção.

Claire é uma fiftie, 50 anos, um pouco antes, um pouco depois, e um de seus apaixonamentos são…os polvos!

Seus nus, “abstrações do corpo” como ela define, me espantaram por sua natureza anfíbia: areia, conchas, algas e, sim, eles, os polvos se combinam nas imagens formando outras criaturas, ambíguas, nem da terra nem do mar, criaturas de sonho…

“A maioria dos meus retratos de nus não tem cabeça ou a cabeça se esconde atrás de uma máscara”, me diz a fotógrafa, pedindo desculpas pelo português, que, na verdade é excelente. E de fato, seus nus sempre aparecem emoldurados ou enquadrados em ângulos prosaicos, parte de uma paisagem que, alheia, mal percebe sua estranheza…

Foi paixão à primeira vista, frase chavão e piadinha sem graça, mas foi assim, já rendida, que me aproximei das outras fotos de Claire. Até dos polvos!

“Adoro polvos”, ela me diz, “um animal interessante de forma e textura incrível!” Nunca me ocorreu descrever um polvo em termos assim elogiosos, mas Claire continua, “descobri isso certa vez em que eu fazia um mergulho à noite, com uma lanterna, dei de cara com um polvo fluorescente de cores extraordinárias que ficou curioso e veio apalpar a minha máscara, nunca vou esquecer esta experiência!”

Eu também não esqueceria, mas como não sou valente como essa minha recém-amiga, provavelmente estaria lidando com pesadelos viscosos até hoje!

Claire não, “tenho invejo deles que tem 10 braços”…e seus corpos vestem essas texturas diferentes com a alegria do inusitado!

Eu? Acho que tenho inveja da lente da Claire, porque cá para nós, conseguir transformar as viscosidades e úmidas melecações da vida em beleza, não é infinitamente melhor do que ter 10 braços?

//www.flickr.com/photos/claire007/2787559007/
Meu vestido, de Claire Jean

Veja mais fotos de Claire Jean no Deviantart

Lembrete: fotos de nus são protegidas na web (ainda bem!). Para você acessar o portfolio de Claire vai ter que garantir sua maioridade e clicar em “exibir”, mas faça isso, o clique vale a pena!

4 pensamentos em “A fotógrafa e o polvo

  1. Estou maravilhada, esta aí que ela descreve, sou eu!!! Tenho 49 e me identifiquei de pronto com todas essas palavras. Adorei esse texto.

  2. Pingback: Fifties - As mulheres andam tristes

Deixe um comentário

