Home

Woman with Gray Eyes and Red Lipstick_Pink Sherbet

A que tipo de homem as mulheres entregam seu coração: ao tolo ou ao homem de espírito? Em uma crítica de costumes de 1861, nosso Machado de Assis diz que elas preferem os homens tolos. Seu texto – “A queda que as mulheres têm para os tolos” — tem como base um panfleto de 1859, de autor francês. A amiga que me passou a dica fez o achado no site da Brasiliana USP, um projeto que permite acesso a coleção de livros e documentos do Brasil. Aguço a curiosidade das fifties com alguns trechos, aqui em português atual. Na escrita original, que você pode acessar no site da Brasiliana, tem muito mais sabor.

 

“Passa em julgado que as mulheres lêem de cadeira em matéria de fazendas, pérolas e rendas… entraram os filósofos a indagar se elas mantinham o mesmo cuidado na escolha de um amante, ou de um marido.”

 

“… a verdade se descobriu: … escolhem com pleno conhecimento… depois de verificar nele a preciosa qualidade que procuram … a toleima.”

 

“Desde a mais remota antiguidade, sempre as mulheres tiveram a sua queda para os tolos… Alcibiades, Sócrates e Molière e Platão foram sacrificados por elas …. Turenne, La Rochefoucauld, Racine foram traídos por suas amantes, que se entregaram a basbaques notórios. … as nossas contemporâneas continuam a idolatrar os descendentes dos ídolos das suas avós.”
 

“… Mulher alguma resistiu nunca a um tolo. Nenhum homem de espírito teve ainda impunemente um parvo como rival.”

 

“ … o homem de espírito… imagina que para agradá-las é preciso ter qualidades acima do vulgar. … Respeitoso até a timidez, não ousa exprimir o seu amor em palavras; exala-o por meio de meigos cuidados… não a fatiga com a sua presença.”

 

“O tolo, porém, não tem desses escrúpulos… diz-lhe dez vezes ao ouvido: Como é bela!, porquanto revela-lhe o instinto que pela adulação é que se alcançam as mulheres…”

 

“… Elas querem amor, qualquer que seja a sua natureza, e o que o tolo lhes oferece é-lhes bastante, por mais insípido que seja…”

 

“… o homem de espírito quando chega a fazer-se amar não goza de uma felicidade completa. … Pergunta por que e como é amado… em compensação desses tormentos, há no seu amor tanto encanto e delicias!… sabe descobrir o encanto das criancices frívolas, dos invisíveis atrativos, dos nadas adoráveis!”

 

O tolo é um amante sempre contente e tranquilo. Tem tão robusta confiança nos seus predicados, que antes de ter provas, já mostra a certeza de ser amado… faz uma grande honra à mulher a quem dedica os seus eflúvios.”

 

“O homem de espírito é o menos hábil para escrever a uma mulher… Quer ser reservado e parece frio… Comete o crime de não ser comum ou vulgar… São cartas decentes, quando as pedem estúpidas.”

 

O tolo é fortíssimo em correspondência amorosa… Tem uma coleção de cartas prontas para todos os grãos de paixão… nelas em linguagem brusca o ardor de sua chama; a cada palavra repete: meu anjo, eu vos adoro…”

 

“Compreende-se, por este curto esboço, como e quanto diferem os tolos e os homens de espírito nos seus meios de sedução. A conclusão final é que os tolos triunfam, e os homens de espírito falham, resultado importante e deplorável, nesta matéria sobretudo.”

 

“… as mulheres não são senhoras de si próprias; que nelas tudo é instinto ou temperamento, e que portanto elas não podem ser culpadas de suas preferências. …nenhuma é cúmplice do mal que causa; … Elas se apresentam belas, apetitosas e cegas: não vos basta isto? Querê-las com juízo, penetrantes e sensíveis é não conhecê-las. Procurai as mulheres nas mulheres…”

Para ler tudo, visite o site da Brasiliana  A foto, Mulher de Olhos Cinzentos e Batom Vermelho, é do portfolio de Peter Sherbet, no Flickr. Todas as fotos dele você conhece clicando aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s