Home

gdetou_meg-zimbeck

Por conta de meu trabalho como estilista de culinária (faço a comida que está em embalagens, rótulos, anúncios, cardápios… ) estava atrás de corantes alimentares, vermelho, no caso e, especialmente, um marrom, para simular chocolate.

Foi isso que me levou uma tarde à G. Detou.

É uma pequena loja na Rue Tiquetonne, no 2eme, perto do Fórum Les Halles, onde antes existia o antigo mercado de Paris, hoje substituído por um grande e horrendo shopping.

Pois o lugar, com jeito de mercearia antiga, é fantástico. É de fato especializado em produtos para profissionais de confeitaria,  mas prometo que você vai se deliciar com a visita, basta ser um apaixonado por guloseimas: lá encontrei chocolates das melhores marcas francesas como Valrhona, Michel Cluizel, (cotados entre os melhores do mundo) e Weiss, Calebaut ..., tanto em embalagens grandes, próprias para consumo profissional, quanto em tabletes, latas e caixinhas de bombons na medida certa para os chocólatras como eu. São todos chocolates com denominação de origem e porcentagens diferenciadas de cacau, a preços bem razoáveis, nada que sequer se compare aos preços das casas ‘famosas’, como Fauchon, Épicerie do Bon Marche etc. Êbaaa!!! Você vai poder experimentar um montão, sem medo de não poder continuar a viagem e ter que voltar mais cedo para o Brasil!!!!

 Na Detou eles também vendem frutos secos vindos do Marrocos, da Turquia, de Israel. São pistaches, (nunca vi tão verdes)  amêndoas, figos, tâmaras (daquelas bem ‘gordonas’), tudo ainda carregado dos perfumes exótico dos países do “oriente”.

Você também vai achar por lá conservas, geléias e azeites especiais. E chás tradicionais da marca Kusmi Tea. Essa empresa de chá nasceu em St Petersbourg em 1867 e durante a revolução russa mudou-se para Paris. Seus chás são feitos de misturas especiais dos melhores produtores do mundo, (Príncipe Vladimir é o meu preferido, uma mistura de chás pretos da China, aromatizado com essências cítricas, de baunilha e especiarias), Dá para provar todos. Só a embalagem já faz uma festa! (volte e veja a foto no início deste post)

kusmi-tea_paris_tanya-volpe kusmi tea_paris_tanya-volpe

E tem ainda uma vantagem de ser um endereço conhecido e freqüentado por profissionais: você pode comprar favas de baunilha, por exemplo, embaladas à vácuo, com 50 (???!!!) em cada pacote, a preços que fariam a feira perto ficar com vergonha. Ou as famosas favas tonka, que conheci lá, a especiaria da moda.

As favas tonka substituem a baunilha nas mesmas preparações, com um perfume mais suave, mais ‘achocolatado’. Pesquisando depois, descobri que essas favas são sementes encontradas na América do Sul, aqui no Brasil mesmo. Tem bastante na nossa Amazônia. São chamadas de vários nomes, conforme a região, amburana-de-cheiro ou cumaru por exemplo. Servem para fazer remédios que a sabedoria popular adotou desde sempre na região. Já aromatizaram fumos e charutos e hoje, elevadas à categoria ‘sabores exóticos’, freqüentam as cozinhas dos chefs mais importantes pelo mundo. Pois é, fui até Paris,  descobrir o Brasil por ali….

Pode se preparar para passar umas boas horas na G.Detou porque ainda nem chegamos nas prateleiras de confeitos para decoração de bolos, nem na dos corantes alimentares (caríssimos!) de todas as cores imagináveis (incluindo aquele marrom-chocolate que eu tinha ido buscar por lá) e muito, muito mais: achei uma informação, não totalmente confirmada, que o nome da loja G. Detou, é uma corruptela de ‘j’ai de tout,’ em francês, que quer dizer, ‘tenho tudo’. Bom, se não for verdade, bem poderia ser.

G.Detou
Veja o mapa
58, rue Tiquetonne (2eme)  M Etienne Marcel
lundi-samedi   8h30 – 18h30

Tanya VolpeTanya Volpe é cozinheira. Já fui e fiz muitas coisas. Hoje leio, penso e escrevo sobre comida. Filosofia: Viver não é preciso, mas cozinhar e viajar…

 

__________________________________________________________________________________

gdetou_meg-zimbeck

As fotos dos chás são da própria Tanya Volpe, as da loja são de Meg Zimbeck, cujo perfil de fotógrafa gulosa você conhece clicando aqui

Anúncios

2 pensamentos em “G.Detou: programa para chocólatras

  1. Boa noite, Tanya

    Amo trabalhar com chocolate. Vou a Paris no final de setembro/2010. Procurando informação sobre lojas onde vendem chocolates, deparei com este site. Amei. Gostaria de te perguntar, onde eu encontro moldes e formas de silicone para chocolate. Se você puder me ajudar ficarei agradecida.

    Beijos.

    Elizete x.

  2. Oi Elizete. Que delicia!!! Você tem que conhecer a

    E. Dehillerin
    18-20 rue Coquillère 1eme (do lado do Pied du Couchon)
    tel 01 42 36 53 13
    É para profissionais, em geral, tem tudo !
    e
    Mora
    13 rue Montmartre 75001 Paris
    metrô Les Halles
    http://www.mora.fr
    Tem mais material para pâtisseries e para padarias.
    Por favor, na volta me d~e noticias.
    Bon voyage!
    Tanya

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s