Home

Esvazie a sua vida das lembranças toxicas. E viva melhor!

Esvazie a sua vida das lembranças toxicas. E viva melhor!

Um estudo realizado na Universidade de Emory, Georgia, Estados Unidos, acrescentou mais um benefício à lista de efeitos da meditação. A pesquisa conduzida por um professor de budismo tibetano Geshe Lobsang Tenzin Negi e pelo professor Charles Raison, ambos do departamento de Psiquiatria e Ciências Comportamentais de Emory, provou que praticar um tipo particular de meditação pode ajudar a reduzir a resposta inflamatória ligada a situações de stress interpessoal. Como se sabe, a inflamação tem efeitos cumulativos perigosos para a saúde.

“Dados de pesquisa mostram que quem pratica Lojong, como é chamado esse tipo de meditação, pode reduzir, além da resposta inflamatória, outras reações fisiológicas aos stress que está associado a doenças como câncer, depressão e problemas cardíacos” , afirma Raison.

Na prática, é um treino para expandir o afeto para além do pequeno grupo que consideramos amigos.  Segundo os especialistas, essa atitude determina uma mudança no processo cognitivo que remodela nossos relacionamentos e permite conexões com toda a humanidade.

Como em outras modalidades, a lojong começa por exercícios respiratórios, que estabilizam a mente e refinam a atenção. Em seguida, vem o exercício do não julgamento, da atenção plena, da consciência corporal e o empenho em direcionar o foco no desejo de felicidade para todos.

Os pesquisadores mediram as respostas biológicas ao lojong e constataram que quanto maior a intensidade da prática, mais baixo o stress. Os adeptos garantem que uma maior aceitação do outro pode ser um instrumento de saúde. “Sim, o pensamento positivo e uma mente livre das mágoas em relação ao outro pode beneficiar a saúde”, afirma o Dr. Geshe Lobsang Tenzin Negi.

 

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s