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Depois de mais de cinco décadas de trabalho, seus pés merecem cuidados muito especiais

Geralmente comprimidos em sapatos tirânicos, longas horas por dia, sem atenção ou espaço para respirar, eles sofrem. Enquanto isso, pouca gente lembra das preciosas funções que os pés acumulam — eles carregam a carga de todo o corpo. Isso sem falar que é através deles que trocamos energias com o mundo.

Botas, sandálias e sapatos que não acomodam seus pés com conforto, sem oferecer segurança no pisar, literalmente vão entortando essa estrutura de apoio pouco a pouco. “Geralmente o que nos atrai em um sapato é a beleza. E muitas vezes é só ela que buscamos. O conforto vem em segundo plano (quando vem). É preciso repensar nossas escolhas para nosso próprio bem-estar”, afirma Regina Vidal, professora de reflexologia e acupuntura.

Ela explica que depois que a pisada incorreta se instalou, pode comprometer a estabilidade das articulações de tornozelos, joelhos e quadris, influindo também no alinhamento da coluna, dos ombros e na posição do pescoço. “Até órgãos internos poderão sofrer compressão, gerando um estresse geral para o corpo”, completa Erick Schultz, professor de ioga.

Pra começo de conversa, tire os sapatos. Um hábito comum em vários países escandinavos e também no Oriente é deixar os pisantes no hall de entrada e manter os pés descalços dentro de casa (no inverno, vale ficar de meias, claro!). “Além de manter a higiene no local, simboliza o abandono das coisas ruins e dos problemas mundanos para fora do recinto”, explica a monja Cohen, precursora do zen-budismo no Brasil.

Na religião católica como no Budismo, tiram-se os sapatos e lavam-se os pés antes de entrar nos templos sagrados. “O ato é um respeito à limpeza do lugar e simboliza que você está se preparando para a purificação e deixando de lado o cansaço do mundo para iniciar a prática espiritual”, explica a monja.

Desenvolver uma conexão entre essa base e o conjunto osteomuscular que compõe corpo é um desafio. Para conquistar consciência corporal e ganhar intimidade com seu corpo, um bom começo são esses EXERCÍCIOS recomendados pelos ortopedistas, aparentemente simples, mas de eficiência garantida.

* Ao acordar é preciso trazer energia para os pés que vão iniciar sua jornada. Ainda na cama e deitada, estique a perna bata o calcanhar no colchão. Repita 50 vezes esse movimento com cada pé.

* Afastar os dedos abre a planta dos pés e faz com que todas as terminações nervosas entrem em contato com o chão. Isso aumenta o campo sensitivo e amplia a base de apoio melhorando a postura e dando mais firmeza ao andar.

* Em pé, una os calcanhares. Mantenha joelhos levemente flexionados. Vá curvando seu tronco e quando alcançar os pés use os dedos das mãos para abrir os espaços dos artelhos (dedos do pé) como se fosse um leque.

* Em pé, erga os dedos dos pés juntos para cima e depois afaste-os agora sem ajudar com as mãos.

Antes de dormir ou depois de uma caminhada, os pés merecem uma MASSAGEM para compensar o esforço de um dia inteiro. Fabiana Branco Lara, terapeuta corporal especialista em estresse crônico da Clínica Citara Saúde, ensina:

Sente em uma postura confortável e cruze as pernas em posição de buda. Pegue seu pé esquerdo com a mão direita e aplique gotas de óleo na sola e no dorso. Use a mão inteira para envolver o pé, como um abraço. Puxe cada dedo da base até o topo e depois faça movimentos circulares. Deslize o polegar da mão direita na sola do pé esquerdo do calcanhar até a base do dedão. Repita este movimento em cada dedo. Massageie a parte de cima do seu pé e o tornozelo. Repita o mesmo procedimento no outro pé. Procure perceber os pontos de tensão, que devem ser massageados com mais intensidade.

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3 pensamentos em “Com os pés na cabeça

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